Exercícios Sobre A Reforma Protestante e Contrarreforma
Veja Questões Sobre A Reforma Protestante e Contrarreforma
1. (Unesp 2016) As reformas protestantes do princípio do século XVI, entre outros fatores, reagiam contra
1. (Unesp 2016) As reformas protestantes do princípio do século XVI, entre outros fatores, reagiam contra
a) a venda de indulgências e a autoridade do Papa, líder supremo da Igreja Católica.
b) a valorização, pela Igreja Católica, das atividades mercantis, do lucro e da ascensão da burguesia.
c) o pensamento humanista e permitiram uma ampla revisão administrativa e doutrinária da Igreja Católica.
d) as missões evangelizadoras, desenvolvidas pela Igreja Católica na América e na Ásia.
e) o princípio do livre-arbítrio, defendido pelo Santo Ofício, órgão diretor da Igreja Católica
2. (Fatec) O Concílio de Trento, uma das medidas da Reforma Católica, cujo objetivo era enfrentar o avanço das ideias protestantes, apresentou uma série de decisões para assegurar a unidade da fé católica. Entre essas decisões, a de:
a) favorecer a interpretação individual da Bíblia de acordo com seus princípios fundamentais.
b) adotar uma atitude mais liberal com relação aos livros religiosos, o que fez com que diminuísse a censura medieval.
c) criar uma comissão com o intuito de melhorar o relacionamento com os povos não cristãos.
d) estabelecer uma corporação para o Sacro Colégio, pois, dessa forma, todas as nações cristãs estariam aí representadas.
e) estimular a ação das ordens religiosas em vários setores, principalmente no educacional.
3. (Puc-Rio) A Europa do século XVI assistiu ao surgimento de novas religiões cristãs, dentre as quais destacam-se a Luterana, a Calvinista e a Anglicana. A despeito das características que conferem especificidade a cada uma delas, observam-se elementos que as aproximam entre si. Um desses elementos é a:
a) celebração dos cultos nas línguas faladas pelos fiéis.
b) ausência de hierarquia eclesiástica.
c) tolerância em relação às demais religiões cristãs.
d) afirmação da primazia da igreja sobre o Estado.
e) crítica às estruturas sociais vigentes.
4. (UFMG) A Reforma Religiosa do século XVI teve como desdobramento:
a) a consolidação do poder dos príncipes do Império Germânico.
b) a constituição de mais de uma igreja cristã no ocidente.
c) a divisão da Igreja em ramos: Ortodoxo e Romano.
d) a subordinação da Igreja Católica ao Estado.
5. (Esan-SP) Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja católica pregava e o que se praticava. Nos principados as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por:
a) Henrique VIII.
b) João Knox.
c) João Huss.
d) João Calvino.
e) Martinho Lutero.
6. (UFG/GO) A Reforma Protestante, iniciada por Lutero, foi um movimento de mudanças sociais de caráter fundamentalmente religioso, com importantes desdobramentos políticos e econômicos. No que se refere aos princípios políticos e religiosos, o luteranismo defendia a:
a) submissão da Igreja ao Estado e a valorização da fé individual;
b) implementação de políticas econômicas na Europa e a quebra da autoridade religiosa;
c) jurisdição real sobre terras da Igreja e a cobrança de impostos sobre esse patrimônio;
d) extinção das rendas feudais e a oposição às pregações morais do clero;
e) cessação do poder político-administrativo da Igreja sobre os reinos e o fim da condenação da usura.
7. (UFRGS) Em 1517, a revolta de um monge agostiniano, Martinho Lutero, marcou o começo de uma transformação fundamental na história do cristianismo: a Reforma protestante. Vários fatores encorajaram ao longo do tempo o surgimento e a posterior receptividade desse movimento religioso. Assinale a alternativa que apresenta um desses fatores.
a) A oposição da Igreja Católica ao culto de relíquias, à hierarquia eclesiástica e às doações materiais como meios de auxílio à salvação da alma e à obtenção da justiça divina ocasionou a revolta dos defensores dessas práticas.
b) Apesar de suas críticas à instituição católica, Lutero manteve a defesa da especialização sacerdotal, da infalibilidade do Papa e da Igreja visível e organizada representando o reino de Deus na Terra.
c) Ao longo dos séculos XIV e XV, as guerras, as consequências da Grande Peste e o Grande Cisma do Ocidente propiciaram o ambiente para os questionamentos religiosos.
d) A nítida separação entre o Estado e a Igreja, entre o sacro e o profano, entre o religioso e o civil, que caracterizou o período medieval, foi decisiva para o sucesso da mensagem de Lutero.
e) O movimento humanista, a exemplo de um de seus expoentes, Erasmo de Roterdã, ao tomar francamente o partido de Lutero e conceber uma natureza pessimista e perversa do homem, contribuiu para a expansão das ideias do monge agostiniano.
8. (UPE 2013) No início da Idade Moderna, a Europa Ocidental experimentou uma profunda mudança na vivência religiosa do cristianismo. Sobre a Reforma Religiosa do século XVI, analise as afirmativas seguintes:
I. O pensamento de Jan Huss influenciou as ideias de Lutero.
II. Sobre a questão da salvação dos fiéis, Calvino e Lutero consideravam a teoria da predestinação.
III. Muitos franceses se converteram ao calvinismo, tornando-se conhecidos como huguenotes.
IV. A reforma anglicana teve início por meio das ações do monarca britânico Henrique VIII.
V. A Rússia converteu-se ao Iuteranismo durante o reinado de Pedro Romanov.
Estão CORRETAS
a) I, III e IV.
b) I, II e V.
c) I, Il e III.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.
9. (UFJF 2006) No início do século XVI, a Igreja Católica passou por um amplo processo de reformulação doutrinal e administrativa, chamado de Reforma Católica (ou Contra-Reforma). Paralelamente, as Coroas de Portugal e Espanha ajudavam no fortalecimento da Igreja Católica, mas também buscavam se transformar em instrumentos para a "salvação da humanidade", através da conquista e colonização de novas terras.
Qual dos eventos a seguir NÃO faz parte deste contexto?
a) O Concílio de Trento, que reuniu diversos religiosos com o objetivo de posicionar-se frente às críticas protestantes e reafirmar os dogmas católicos.
b) A criação do "Index Librorum Proibitorum", que se constituía numa lista de livros proibidos por atacarem os dogmas católicos ou atentarem contra eles.
c) A difusão do Projeto Colonizador, segundo o qual o lucro era legítimo e o trabalho era uma vocação divina e que possibilitava o acúmulo de riquezas, como sinal de predestinação.
d) O Padroado Real, através do qual os monarcas ibéricos eram autorizados a administrar os assuntos religiosos, tanto no Reino como nas terras de além-mar.
e) A fundação da Companhia de Jesus, uma vez que os jesuítas atuavam como educadores e catequizaram os povos nativos nas colônias portuguesas e espanholas.
10. (UNIFESP) No século XVI, nas palavras de um estudioso, “reformar a Igreja significava reformar o mundo, porque a Igreja era o mundo”. Tendo em vista essa afirmação, é correto afirmar que:
a) os principais reformadores, como Lutero, não se envolveram nos desdobramentos políticos e socioeconômicos de suas doutrinas.
b) o papado, por estar consciente dos desdobramentos da reforma, recusou-se a iniciá-la, até ser a isso obrigado por Calvino.
c) a burguesia, ao contrário da nobreza e dos príncipes, aderiu à reforma, para se apoderar das riquezas da Igreja.
d) os cristãos que aderiram à reforma estavam preocupados somente com os benefícios materiais que dela adviriam.
e) o aparecimento dos anabatistas e outros grupos radicais são a prova de que a reforma extrapolou o campo da religião.
11. (PUC-PR) Nos começos do século XVI teve início a Reforma Religiosa, com a atuação de Martinho Lutero, monge agostiniano, então em Wittenberg. Sobre as causas desse movimento, é correto afirmar:
I – Os reformados tiveram apoio da burguesia, desejosa de firmar sua atividade capitalista de obter lucros, limitados pela Igreja e indicativos de pecado.
II – Um sentimento nacionalista surgira na Alemanha e Norte da Europa, passando o papa a ser visto como um estrangeiro a interferir em assuntos internos.
III – Em matéria de religião ocorreu o abuso de setores do clero, com a exploração das “relíquias sagradas” e venda de indulgências.
IV – O documento inicial que desencadeou a Reforma Luterana foi a Declaração de Augsburgo, redigida por Felipe Melanchton.
V – Ao tempo do início da Reforma Luterana era papa Júlio II, mecenas do Renascimento e que interpretou o ato de rebeldia de Lutero como uma simples querela de agostinianos contra dominicanos.
Estão corretas:
a) III, IV e V.
b) I, II e V.
c) Apenas II e III.
d) Apenas III e V.
e) Apenas IV e V.